Controle a ansiedade com 7 pequenos truques de decoração

Atualmente, existem muitas pessoas que sofrem do transtorno de ansiedade. Além de ser um problema de saúde que invade a rotina diária das pessoas, nem sempre é fácil lidar e livrar-se dela.

Mas, saiba que simples mudanças no seu dia a dia, ou na sua casa, podem te ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade ou controlá-los. Por isso, reunimos algumas dicas de decoração que poderão ajudar nesse processo.

+ Rosa calmante: ciência confirma que esse tom faz você se sentir menos ansioso

+ Precisa relaxar? Spa japonês oferece banhos virtuais de fontes termais

+ Esta planta pode estar arruinando seu sono. Tire o cacto do quarto já!

Dicas de decoração para ajudar a diminuir a ansiedade. Fotos: Divulgação/ Habitissimo
Dicas de decoração para ajudar a diminuir a ansiedade. Fotos: Divulgação/ Habitissimo
1. Mantenha os ambientes organizados

Estudos afirmam que a desordem é capaz de aumentar os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Além disso, viver no meio da bagunça fará com que você perca tempo buscando o que necessita ou acumulando coisas desnecessárias, dificultando o seu bem-estar. Para ajudar, a primeira dica é quanto a organização: ter as coisas ordenadas lhe ajudará a estar emocionalmente equilibrado para controlar a ansiedade, além de fazer com que você aproveite melhor o seu tempo.

2. Aposte nas cores claras e evite estampas

Estampas e cores muito fortes podem gerar a mesma sensação da desordem, causando estresse. Se o que você busca são ambientes onde seja possível relaxar, o ideal é apostar nas cores claras e neutras, que trazem tranquilidade, e evitar estampas muito pesadas. Esses pequenos detalhes ajudarão a controlar os sintomas de ansiedade.

3. Aproveite mais a ventilação e a iluminação natural

Uma casa bem arejada e com muita incidência de luz natural pode ser considerada um grande remédio e ajuda a controlar a ansiedade. Estes elementos nos enchem de energia, força e podem ajudar a combater a dor e o estresse. Portanto, evite bloquear as janelas e portas e dê passagem à ventilação e aos raios de sol e recarregue suas energias.

4. Prefira ambientes abertos

Lugares apertados e claustrofóbicos podem gerar desconforto em quem sofre de ansiedade. Por isso, prefira ambientes integrados ou espaços semiabertos. Evite também acumular muitos móveis e objetos e, se possível, deixe espaços vazios entre eles.

5. Plantas e flores frescas

As flores frescas e as plantas, além de aportar vida aos nossos ambientes, proporcionam uma beleza natural que alivia e ajuda a baixar os níveis de estresse e ansiedade. A alma e a alegria das flores e plantas frescas invadem a casa enchendo-a de vida e deixando os ambientes mais agradáveis e acolhedores. Além disso, cuidar das plantas pode ser uma atividade que acalma.

6. Poucos móveis e objetos

Com o passar do tempo, costumamos acumular muitos objetos e isso não é muito aconselhável. Mesmo que tenham um valor afetivo, quando são em excesso, podem gerar ansiedade por deixarem o ambiente confuso e carregado demais. Em dias muito estressantes, um lugar limpo e em ordem é essencial. Por isso, nos ambientes em que passa a maior parte do tempo, o ideal é deixá-la com os móveis essenciais e os adornos justos.

7. Aposte nos banhos relaxantes

Quem disse que você precisa de uma banheira para um banho relaxante? Alguns cuidados podem deixar seu banheiro como um oásis particular para que você tenha um bom banho relaxante: escolha sais da fragrância de sua preferência, evite a luz artificial, aposte na iluminação com velas e deixe a água na temperatura de sua preferência. Então, essas são ótimas técnicas para tornar o banho um momento especial.

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ NÃO organize esses cômodos se você estiver com crise de ansiedade

+ 5 etapas fáceis que você pode realizar em casa para reduzir a ansiedade

+ Casas relaxantes: designers revelam como criar ambientes que ajudam a reduzir a ansiedade

Back to top